(Técnica por Pedro Antunes & Amigos)

Um site para dar algumas idéias de exercicios e alguns conselhos, para o Hóquei em patins. Un Site pour donner quelques idées d'exercices et quelques conseils, pour le Rink-Hockey.

mercredi, janvier 17, 2007

Reflexões -" Ser treinador"

« AS DIFICULDADES DE UM TREINADOR »

« Os jogadores são o tudo e o nada de uma equipa.
Quantas vezes muitos treinadores dão o seu melhor e os resultados não aparecem ?
Quantas vezes os treinadores são sérios, realizam trabalho capaz e os resultados não aparecem ? Quantas vezes o treinanor em casa explana todo o seu trabalho, faz um levantamento exaustivo da equipa, de todos os seus componentes e depois de identificados os problemas e as áreas a trabalhar, é confrontado com a falta de ateletas, com a pouca vontade de trabalhar, a dificuldade em passar a mensagem ?
Enfim, devo confessar que o maior problema com que os treinadores se deparam, é com a falta de humildade dos atletas. Uns porque estão convencidos que já sabem tudo, outros porque acham que sabem mais que o treinador, outros porque são treinadores encapotados, à espera que com a destabilização, o treinador acabe por sair e assim assumam eles o comando.
Normalmente os que mais nos dificultam o trabalho, são os que sabem que têm mais peso e de quem a equipa mais necessita. Diz-nos a pedagigia que quando há um elemento que apenas cria dificuldades o devemos colocar de parte ou afastar da equipa. O problema é que nós, nos nossos clubes pequenos e por norma com dificuldades financeiras, não podemos tomar as medidas muitas vezes necessárias e que se impunham, apenas porque não temos mais e estamos sujeitos aos resultados. Porque o julgamento que fazem de nós, apenas se prende com os resultados e nunca com as causas que os ditaram.
Em suma, qualquer treinador é bom ou mau, dependendo da vontade dos atletas em o aceitar e humildemente trabalhar.
Muitas vezes, equipas com atletas menos prodigiosos, conseguem melhores resultados, apenas porque ajudam o treinador no seu trabalho.
E no fim como todos bem sabemos se se perde a culpa é do treinador, se se vence é dos atletas. É por isso que eu digo : quando constroem uma equipa, façam-no com atletas humildes e trabalhadores. »
in memórias de um treinador, pedagogia e realidade.
In: http://tecnico-tactica-hoquei.blogs.sapo.pt/
*****
Pessoalmente, não conhecia este texto. De quem é este livro?

Gostei muito de ler e confirma a minha maneira de ver o hóquei:
*****

1 - Ser treinador não é um trabalho, é uma aventura. A menos de ser profissional e de ter um salário tipo José Mourinho...
*

2 – Não destruas a tua familia, por causa do hóquei. Por muito que gostes de hóquei, ele nunca valerá mais que a tua familia. Pensa primeiro nos teus filhos.
*

3 – Para que tudo funcione numa equipa, os dirigentes dirigem e apoiam o treinador, os jogadores jogam e o treinador treina. Quando os papéis destes 3 elementos se começam a misturar, é o principio do fim de qualquer coisa.
*

4 - Mais vale uma semana de campeonato com uma seleção, do que 10 anos com uma equipa que não tenha concorrencia interna.
*

5 - Quando não há concorrencia entre os jogadores, cada um faz o que quer. Nos treinos e nos jogos. O treinador só é bom quando eles quiserem.
*****

"O hóquei é apenas um desporto de meia dúzia de apaixonados e de meia dúzia de ruas.
Não vale a pena perderes a tua saúde e a tua familia, por gente que não merece ! "
*****

O que eu digo é :
“Quando construirem uma equipa, façam-no com minimo 13 atletas: 10 jogadores & 3 Guarda-redes. Esta concorrencia fará com que eles sejam humildes e trabalhadores… »

*****

Muitos estarão mais ou menos de acordo. Outros não. Porque todos somos diferentes.
Um abraço.
Pedro Antunes

Libellés :